quinta-feira, maio 13, 2010

Série Cabelos lindos: Aprenda a cuidar de cada tipo de cabelo

015 Meninas,

Quem tem certeza que cuida muito bem dos cabelos? Certeza?

Vamos ver se você cuida do jeito certinho?

Menina ruiva

Cabelos tingidos

Eles precisam de mais cuidados por causa da química.

Leave-in com proteção solar é obrigatório! Chapinha ou baby liss, só junto com produtos que tenham proteção térmica. Na verdade, a maioria das tintas faz bem aos cabelos ( não sabia ). Elas tratam e dão brilho. "O que não pode é trocar de cor toda hora sem esperar o tempo necessário que os fios precisam para se recuperar", explica o cabeleireiro Celso Kamura. Esse tempo varia de cabelo para cabelo, por isso, antes de mudar a cor, consulte um especialista.

Menina de cabelo liso e franja

Cabelos mistos

Cabelo misto tem raiz oleosa e pontas secas.

Prefira xampus específicos e use condicionador apenas no comprimento. A higienização deve ser concentrada na raiz e o tratamento, nas pontas. Aplique spray (ou mousse) de volume na raiz, para desgrudar os fios da cabeça e equilibrar o aspecto "triângulo".
Serum é uma ótima opção para o frizz das pontas.

A super dica para este tipo de cabelo é ter sempre à mão um xampu-seco (falei dele aqui), que disfarça a oleosidade.

 

Menina de cabelo crespo

Cabelos crespos

Têm fios extremamente frágeis, com menor resistência e maior elasticidade.

Por isso, exigem muitos cuidados e precisam de bastante proteção e hidratação. Alterne os dias de lavar e use xampu hidratante, condicionador nas pontas e nunca se esqueça do leave-in, em creme ou spray! Só não pode exagerar. "O excesso de produtos pode causar queda e caspa, além de dar um aspecto emplastrado", explica Natalia Alves, da equipe C.Kamura

Menina de cabelo liso

 

Cabelos lisos

Parecem fáceis de cuidar porque estão sempre penteadinhos. Mas, mesmo eles, precisam de cuidados especiais porque, apesar de ter maior resistência, apresentam menos flexibilidade. Então, o cuidado principal é para não quebrar o fio. "Hidratação nas pontas é essencial. E uma vez a cada quinze dias xampu de limpeza profunda para não ficar com aparência pesada", enfatiza o cabeleireiro Angelo Marques.

Menina com cabelo crespo e seco

 

Cabelos secos

Geralmente são opacos e têm fios com escamas bem abertas, o que facilita a entrada de impurezas e impede que o fio brilhe.

Para recuperar os fios, lave-os com xampus hidratantes, que limpam sem ressecar. Aplique condicionador e leave-in, que devolvem a umidade natural que o fio perdeu ao longo do tempo. Máscaras hidratantes, duas vezes por semana, ajudam no tratamento dos fios danificados.

 

Menina com cabelo ondulado

Cabelos ondulados

Tem cachos? Então precisa de um ritual especial de lavagem.

De preferência, alterne os dias para preservar a umidade dos fios. Hidratação é super-importante para esse tipo de cabelo, que tem fios frágeis e secos. Por isso, prefira os xampus hidratantes. Máscaras de hidratação também são ótimas aliadas para os cacheados. Leave-in, de preferência com ativador de cachos, garante a definição das ondas. "Prefira secá-los ao natural ou com difusor, que não tira o efeito natural", explica Junior Carvalho, da equipe C.Kamura.

 

Menina com cabelo ondulado e relaxado

 

Cabelos relaxados

Se o cabelo recebeu química para relaxar ou alisar, ele precisa de cuidados superespeciais.

Evitar a lavagem diária é uma forma de preservar a oleosidade natural dos fios. Xampu para cabelos relaxados, condicionador e leave-in com proteção solar sempre! Tratamentos como hidratação, cauterização e umectação são boas pedidas para devolver algumas características naturais do fio. E lembre-se de proteger seus cabelos antes de se expor ao sol, praia e piscina.

Menina com cabelo oleoso

Cabelos oleosos

Raiz muito oleosa tem de ser lavada diariamente.

Máscaras aplicadas diretamente no couro cabeludo são ótimas opçãos para aplacar o óleo (o que? Não acredito!). A forma de secar também ajuda a dar volume. Geralmente, os oleosos são finos e com pouca quantidade. "Seque-os com movimentos de baixo para cima ou de trás para a frente desgrudando os fios da cabeça", ensina Celso Kamura. Mãos nos cabelos, depois de secos, são expressamente proibidas porque aumentam a oleosidade.

Menina com cabelo liso e normal

Cabelos normais

Eles existem? Sim, e são privilégio, porque têm as pontas saudáveis como os fios do começo da raiz.

A hidratação é necessária, porque o cabelo envelhece com o tempo. Então, se não for bem cuidado, protegido e hidratado, perde o status de normal. É importante tomar cuidado com o exagero de condicionador para não deixar os fios com aparência pesada.

Fotos: Marcelo Tinoco e Fonte: M de mulher

Já fazia certinho? Não? Aprenderam agora! Quinta feira que vem tem mais dicas!

10891

0 Comente aqui!:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...