terça-feira, maio 25, 2010

Cuidados com a pele e cabelos no outono

015 Oi amadas da minha vida,

Essa semana li uma reportagem sobre os cuidados com a pele e cabelos no outono e, como a época de friozinho está chegando, não poderia deixar de trazer pra vocês, né?

As dicas são da dermatologista Ligia Kogos:

Nesta época do ano, a pele parece pedir mais hidratante, necessitamos sabonetes mais suaves, cremes hidratantes com maior poder de lubrificação e proteção. Muitos sentem falta de algo emoliente nos lábios, para evitar que rachem. As mãos, principalmente para as pessoas que necessitam lavá-las constantemente e com freqüência ao longo do dia, além de sabonetes hidratantes, necessitam creme reaplicados após as lavagens.

Como os banhos também são mais quentes, particularmente os braços e pernas ressecam e tornam-se áspero com mais facilidade e há normalmente uma necessidade de hidratantes após o banho nessas regiões.

Mãos: As mãos devem ser hidratadas e protegidas com cremes à base de uréia, (retentores de água),  silicones que formam película protetora, ácidos , como o glicólico, que tem poder de amaciar e refinar e filtro solar que é um componente indispensável .

Peles normais: Peles bonitas, com aspecto homogêneo, poros fechados, aspecto aveludado, tendem a ressecar mais no outono- inverno. Requerem sabonetes e cremes de limpeza suaves, cremes hidratantes de dia e nutritivos à noite. Ao usar ácidos (retinóico, glicolicos, ácidos de frutas, vit C,) deve-se cuidar para não deixar que a pele fique por demais sensível.

Pele seca: Poros fechados, mas repuxa muito nesta época, e pode ficar sem brilho, áspera. É vulnerável às rugas finas de expressão na lateral dos olhos, das bochechas, os lábios, necessita proteção solar desde cedo. O pescoço pode ficar avermelhado nas laterais por volta dos 45 anos. É comum a pele seca nas pessoas louras e claras. Precisa de hidratantes encorpados com dimethicones (silicones) durante o dia, sem nunca negligenciar a proteção solar.

Pele oleosa: Brilha muito durante o dia, há tendência para poros abertos, cravos pretos e brancos, facilidade para surgimento de espinhas. As peles extremamente oleosas normalmente não sentem muita falta de hidratantes . Peles com poros dilatados, tendência à cravos, espinhas, podem agravar-se com hidratantes mais consistentes. Ë preciso que não descuidem da limpeza profunda feita com sabonetes e loções adstringentes, mesmo que , na hora , sintam sensação de repuxamento. Em seguida pode-se usar hidratantes protetores, mas livres de óleo, assim como nutritivos à noite, que lubrifiquem sem engordurar demais. Alternar nutritivo com ácidos de frutas, glicólicos, acido retinóico, vitamina c, beneficia muito este tipo de pele.

Cabelos: A temperatura quente da água, do vapor, do ambiente, é excelente para aumentar a penetração de produtos nos fios de cabelos. Durante o banho, aproveite todos os restos de condicionadores que se tem em casa, inclusive de marcas e tipos diferentes, aplique nos cabelos, junte até um pouco de silicone fluido e estará pronto um “coquetel”de hidratação profunda. Se as raízes são oleosas ou o cabelo é fino e com pouco volume, evite aplicar nas raízes. Uma ótima saída para cabelos finos, oleosos, longos de ponta seca, é lavar com shampoo para cabelo oleoso, não passar nenhum condicionador e, ao sair do banho quente, aplicar produto LEAVE ON ou LEAVE IN só da metade para baixo, ou do terço inferior para baixo dos fios Consegue-se ao mesmo tempo volume e hidratação.

****Aproveite o outono para perder um pouco o “vício” dos reflexos que tanto enfraquecem os fios, impedindo que eles cresçam em comprimento, tornando-os extremamente quebradiços e partidos. Use apenas tintura para “luzes” sem descolorantes . O tom é mais dourado, mas ao fim de 3 meses você perceberá o quanto está ganhando em quantidade, volume e comprimento de cabelos, que afinal e o que interessa… Pense também que o visual “reflexo” está um tanto “batido”, não acha? Já que prejudica tanto, quem sabe não é hora de mudar ?

**** Os cachos estão na moda e se você já tem cabelos ondulados, ajude a definir os cachinhos aplicando leave-in e Silicone, logo após a lavagem. Deixe secar naturalmente ou use difusor para secá-los. Gel especial para cachos também dão um grande efeito !

******Se você tem cabelos crespos mas gosta mesmo é deles lisos, pode considerar sem medo a idéia da “Escova Progressiva” com formol, feita pelos cabeleireiros. Ela não prejudica os fios e até os fortalece, desde que feita por quem entende…. ( já os alisamentos estruturais, como, escovas japonesas, seja como for o nome da moda, são muito prejudiciais!)

Quais os produtos simples que podem incrementar a rotina de beleza trazendo benefícios cosméticos?

Na rotina do dia a dia, mesmo com pouco tempo, não deixe de ter um “KIT” para usufruir o banho para relaxamento e beleza:

  • Bucha vegetal ou Bucha levemente áspera -- para esfregar especialmente em costas, nádegas e pés
  • Sabonete bem perfumado de glicerina e mel para o corpo
  • Essência de Eucalipto - para jogar no chão do Box (não jogue na banheira, pois arde na pele!).
  • Condicionador - para “banho de creme” rápido
  • Sabonete de enxofre e ácido salicílico - para espinhas, costas ásperas, pele oleosa, colo áspero.
  • Óleos aplicados no corpo antes ou durante, para se massagear na sauna são agradáveis e úteis até mesmo para retirar a camada de células mortas que se acumula especialmente em tornozelos, joelhos, pé, cotovelos

Fonte: Blog Ligia Kogos

Gostaram? Pele mal cuidada dá aparência envelhecida, girls! Eu não era muito ligada nesses cuidados, mas, quando me dei conta da diferença da pele bem cuidada para as mal cuidadas, não descuido mais!!!

Até a próxima!

067

0 Comente aqui!:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...