segunda-feira, março 29, 2010

Rotina de beleza: Unhas

Olá meninas,

Como estão? Feriadão já começou ou ainda falta? Não terá feriado? Aff… Bem vinda ao grupo! Não tenho aulas na faculdade, mas quem disse que eu vou ficar descansando? A culpa foi minha mesmo que deixou as coisas acumularem, né?!

unhas

O tema de hoje é unha! Já disse algumas vezes aqui no blog, mas não custa repetir, sou eu quem faz minhas unhas.

Muita gente me pergunta: é difícil? Difícil não, mas eu diria que é questão de prática!

Quando comecei a fazer minhas unhas eu tinha mais ou menos 10 anos. Era uma borreira danada, mas eu achava lindo a unha (e a mão toda) colorida pelos esmaltes. Aos 13 anos, mais ou menos, eu fiz muita besteira nas minhas unhas (coisa de aborrescente), mas a pior de todas foi usar unhas postiças! Eu usava aquela unha vagabunda e como a colinha não segurava o que eu usava? y45Sabe aquela cola que prega até um dedo no outro? Super Bonder? Simm!!! Loucura total!!!! (Como me arrependi disso por muitos anos…) Eu usei tanto que minha unha ficou toda desnivelada, parecia um ET! Até o final do ano passado isso ainda tive muita dor de cabeça, pois o esmalte não fixava nas unhas e descascava todo, no mesmo dia ou no seguinte… Graças a milhões de consultas com dermatologistas isso melhorou, devido a muitos cremes de hidratação. Mesmo com as burradas, nunca deixei de praticar e assim aprendi!

Chega de enrolação e vamos direto ao assunto: beleza das unhas!

Eu costumava fazer minhas unhas nos dias que eu ia sair ou quando as cutículas já estavam acumuladas, mas hoje faço sempre e sei como é bom estar sempre com as mãos e pés bonitos.

Estar com as unhas feitas me ajudou inclusive a parar de roer. Não porque a unha estava bonita e eu ficava com dó, mas, quando tinha vontade de roer, eu arrancava o esmalte. Toda vez que arrancava, reaplicava e a vontade foi passado a medida que as unhas cresciam! Mãos à obra?

Material necessário:

  • lixa de unha
  • alicate (para remover o excesso de cutícula)
  • alicate para cortar unha ou tesoura
  • espátula (para empurrar a cutícula)
  • pauzinho de laranjeira (para limpar o esmalte)
  • algodão
  • removedor de esmaltes
  • base de unha (pode ser base fortalecedora)
  • óleo secante ou spray secante
  • creme hidratante (para retirar cutículas ou o que é usado nas mãos)
  • esmaltes

Passo a passo:

1. Retire o esmalte com o removedor, corte (se necessário) e lixe as unhas

2. Para amolecer as cutículas você pode:

    • aplicar um creminho nas unhas e um chumaço de algodão em cada unha, molhar cada um e esperar uns minutinhos;
    • lavar os cabelos ou tomar um banho mais demorado e aproveitar o amolecimento da pele;
    • ou usar a minha mais nova descoberta: Luva Higiênica:

Imagem0372-horz

Já tinha visto na blogosfera, mas usei pela primeira vez semana passada. O kit é composto por lixa, palito e um par de luvas com creme amolecedor de cutículas. É uma mão na roda para aqueles dias que você tem muita coisa pra fazer e ainda tem que fazer as unhas. Basta colocar as luvas e continuar a fazer suas coisas, enquanto o creminho faz o “trabalho sujo”!

3. Depois que as cutículas estiverem moles, empurre a pele com cuidado para não “machucar” a unha e apare a pele em excesso com o alicate.cravoenim Tente tirar a pele toda de uma vez, não picote a cutícula.

4. Para hidratar as unhas, aplico óleo de cravo e nim (que fortalece, lubrifica e tem efeito fungicida), de 15 em 15 dias. Esse óleo foi a salvação das minhas unhas e responsável pela fixação de esmaltes, que descascava no dia seguinte. O meu é da Weleda, foi indicado pelo meu médico Homeopata .

5.Quando aplico o óleo tenho que esperar a unha absorver tudo só depois posso aplicar a base. Se não, logo depois que tiro cutícula já aplico a base indo além do limite das unhas. Aplicar a base nos dedos facilita na remoção do excesso de esmalte.

6.  A medida que vou aplicando o esmalte nos dedos, limpo os cantos, diminuindo o trabalho de limpeza final. Depois que passo em todos os dedos e espero secar um pouco, aplico na outra mão/pé. Espero secar novamente, para não estragar nada quando eu for limpar e, dependendo da cor do esmalte, aplico extra brilho.

7. Depois de seco, limpo os cantinhos com o auxílio do palitinho. Para fixar o algodão no palito, afundo o pauzinho no removedor antes de envolvê-lo no algodão.

8. Depois de limpo, aplico spray secante e pronto!

unhaDica 1: faça os pés antes das mãos, para que, na limpeza dos cantinhos, não caia removedor de esmaltes na mão e estrague todo o trabalho.

Sabe quando o esmalte lascou só um pouquinho e você não está muito afim de fazer a unha de novo?

Dica 2: Aplique esmalte apenas no lugar que lascou, tentando aproximar a cor do restante da unha, espere secar, aplique extra brilho ou Base Intensificadora da cor (Colorama) limpe e pronto! Quebra um galhão!

Dica 3: Quando for retirar o esmalte de cores escuras, para evitar que os dedos e unhas fiquem manchados, encharque o algodão de removedor, cubra a unha com ele e espere um pouco. O removedor e o algodão irão retirar quase toda cor, sem fazer lambreca.

Já ia me esquecendo de dizer que faço as unhas da mão mais de uma vez por semana, porque, ainda que eles fiquem mais tempo, o esmalte descasca rápido e esmalte descascado é o fim, né? As unhas do pé faço a cada 15 dias.

É isso! Alguma dúvida?

beijos109

7 Comente aqui!:

Blog Consuma com Moderação disse...

Oi Jé!!!
Recebeu meu email avisando que não recebi aquele email que vc comentou que enviou para as meninas?
Eu tb faço minhas unhas e adoro. Mas eu sempre mancho os dedos com esmaltes escuro, vou tentar a dica que vc deu, amei!
Beijos!

Emanuelly Guedes disse...

Oi Je!
Adorei as dicas,super valido,vou guardar!Um otimo passo a passo!
Beijaoo!

*BaLaLa* disse...

Amiguinha te mandei um e-mail com a mudança do selinho, demora uns 5 minutinhos pra chegar :)

Beijinhos

BaLaLa

Nanna Angel disse...

Amoree..tudo indica que vai ser no chevrollet, vou ver mais detalhes e te falo.
Nossa... agente ate podia marcar de irmos juntas neh??
Beeijos
MSN: blognannangel@hotmail.com e mariana.angel18@hotmail.com

coisasdeamiga disse...

Adorei as dicas, super úteis!
Eu não faço a unha em casa nem tiro cutícula (nunca tirei!) mas tem dicas bem importantes aí pra cuidar bem delas e fortalecê-las!

Beeijos

viihrs disse...

eu quem faço minhas unhas também e é bem desse jeitinho HAHA *-*
fiquei traumatizada com a manicure que quase arrancou meu dedo HAHAHAHAHA *-*
muito bom o post ;D

;*

Nanna Angel disse...

Nossa..acho q vou dar uma passadinha no centro hooje pra fazer umas comprinhas...e esta luva está incluida. rsr

beeijosssss

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...