segunda-feira, março 15, 2010

Rotina de beleza: Agenda capilar

menina Oi meninas,

Como foi o final de semana? Espero que diferente do meu: passei os dois dias estudando… Sacrifícios para um bom futuro: necessários!

Então, continuando a sequência de posts sobre minha rotina de beleza começada semana passada

Essa semana pretendi trazer meus cuidados com a pele, mas, como não demoro a me consultar com a Dra. Dermato, decidi adia-lo para depois da consulta, afinal muita coisa pode mudar, ne?!

Como minha paixão são os cabelos e o cabelo é a moldura de nosso rosto, nada melhor que reforçar os cuidados capilares, não é?!

No site Bolsa de Mulher encontrei uma matéria bem completa cujo título já resume bem: Agenda Capilar. Como é o assunto do post: cuidados e rotina, trouxe o textinho, na íntegra, para vocês:

Trabalho, estudo, família, academia, namoro, compras... Ufa! Realmente, vida de mulher não é mole. Na correria dos dias, é comum que algumas coisas fiquem para trás e até aquela visitinha ao salão de beleza seja adiada. Se você é daquelas que está sempre reclamando que o cabelo não está legal ou não tem tempo de tratá-lo, o Bolsa de Mulher montou um calendário para você não esquecer quando deve fazer cada tratamento - seja em casa ou no salão.

Da mesma forma que unhas descascadas dão um aspecto de "desleixo", um cabelo ressecado e com a raiz de outra cor desvaloriza qualquer uma. Manter a periodicidade nos tratamentos não é um capricho e, sim, uma necessidade. Esse tipo de cuidado tende a estabilizar as características dos fios e os deixa mais saudáveis, com brilho e sempre bonitos. O cabelereiro Anysio Estevão, da clínica Più Bella Capelli, o terapeuta capilar Helcio Fiszpan e o hair stylist Wall Freitas, do Studio Jakbell, no Rio, dão as dicas do que você deve fazer com a seguinte freqüência:

- Diariamente

Pentear ou escovar: Quem acredita que escovar os cabelos é só uma questão de estética se engana. Uma boa escovada diária, além de ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, distribui o óleo natural do cabelo, que muitas vezes costuma ficar concentrado na raiz. "Quem não tem tempo para ficar escovando os cabelos diariamente pode optar por uma massagem profunda a cada três meses, o que irá proporcionar a estimulação da corrente sangüínea e a higienização do couro cabeludo", diz Helcio Fiszpan.

Uma boa dica é jogar o cabelo para frente, inclinado-se, e penteá-lo assim durante um ou dois minutos. E dê preferência a um pente de madeira largo ou uma escova do tipo raquete (aquelas que têm cerdas só de um lado). "Isso é importante para ativar a circulação do couro cabeludo", explica o hair stylist Wall Freitas.

Lavar com xampu específico e condicionador:Segundo o cabelereiro Anysio Estevão, quem tem cabelo oleoso deve lavá-lo diariamente com um xampu antirresíduos ou que equilibre o pH dos fios. "Para quem tem cabelos mistos, é bom contar com um antirresíduos de vez em quando e um sem sal", acrescenta.

Já quem tem as madeixas ressecadas deve tomar mais cuidado nas lavagens. O ideal é usar xampu sem sal e condicionador para cabelos secos apenas de dois em dois dias. O antirresíduos deve ser evitado ou usado somente uma vez por mês, para eliminar resíduos de sal, cloro, poluição e cosméticos. Se você faz escova progressiva, jamais o utilize!

Outros produtos: Ainda para as pessoas com cabelos secos, Anysio aconselha a aplicação freqüente de um bom produto sem enxágüe ou leave-in nas pontas.

- Uma vez por semana

Hidratar: Segundo Wall Freitas, a hidratação nos cabelos deve ser semanal, com a realização de nutrição capilar. Esse tipo de hidratação pode ser feito em casa mesmo, com um creme de tratamento que seja adequado às necessidades do seu cabelo e evite a quebra, comum em fios desidratados. Deixe o produto agir por 20 minutos, de preferência com touca térmica. "Quem tem cabelo oleoso deve também fazer uso de um xampu de limpeza profunda, passando depois uma máscara hidratante do meio para as pontas", recomenda Anysio.

Intercalar os xampus: Esta dica é mais indicada para os cabelos mistos, que precisam se equilibrar.

- De 15 em 15 dias

Hidratar os fios mais secos: Cabelos ressecados pedem uma hidratação mais profunda, então nada de fugir do salão! A reposição hídrica é essencial. Já os mistos devem ser reidratados nas pontas e tratados com antirresíduos na raiz.

Fazer um peeling capilar: Anote isso na agenda se você tiver cabelos muito oleosos ou com caspa. Essa esfoliação no couro cabeludo tem ação bactericida e regeneradora, pois remove células mortas. Também é indicada para cabelos ressecados, sem brilho e porosos, mas, nesses casos, a periodicidade deve ser diferente, com um tempo maior.

“É indicada a manutenção, a cada seis meses, de qualquer tipo de alisamento fios à base de tioglicolato de sódio”

- Uma vez por mês

Retocar a tinta: Fios desbotados e raízes brancas definitivamente não caem bem. Faça a manutenção todos os meses para não perder o tom desejado e a uniformidade das cores. O cabelo ficará muito mais brilhante e até macio depois do retoque. Se você é adepta da tintura, lembre-se de maneirar no xampu anti-resíduos.

Cortar: O cabelo cresce entre um e dois centímetros por mês. É importante tirar aquelas pontas ressecadas, quebradiças, desiguais e queimadas de sol. "Uma vez ao mês as pontas dos cabelos devem ser aparadas, o que irá determinar a manutenção do corte", indica Wall Freitas. Se o seu cabelo demora mais a crescer ou é muito longo, passe a tesoura de três em três meses, pelo menos. Que tal dar uma nova vida ao seu corte, ou mesmo um novo estilo?

Se o desejo é de manter a qualidade do crescimento, além da saúde do couro cabeludo, o hair stylist recomenda os tratamentos à base de argila.

- A cada três meses

Cauterizar ou queratinizar: A cauterização e a queratinização, tratamentos de choque feitos no salão, são ideais para devolver a maciez, a força e o brilho aos cabelos, acabando com aquele aspecto quebradiço e "espigado". A queratina ajuda principalmente os mais ressecados, agindo mais profundamente que as hidratações normais. A cauterização é uma espécie de plástica capilar e serve para fixar as ceramidas dos fios, fechando e protegendo as cutículas.

Escova progressiva: As escovas progressivas costumam durar de 30 a 40 lavagens. Por este motivo, após três meses o cabelo já está precisando de uma "repaginada" para permanecer com menos volume e ondulações. Como o efeito é progressivo, ao manter a freqüência e o intervalo de três meses entre uma escova e outra, as madeixas vão ficando cada vez mais lisas.

- A cada seis meses

Escova definitiva: Quem é adepta da escova definitiva ou japonesa precisa retocar a raiz com esta freqüência. "É indicada a manutenção, a cada seis meses, de qualquer tipo de alisamento fios à base de tioglicolato de sódio", afirma Wall Freitas. Como este procedimento é mais forte e não costuma ser barato, cinco ou seis meses (dependendo do tipo de cabelo) é o tempo ideal para se esperar. No caso de fios que nascem bem cacheados ou crespos, o visual fica melhor se a raiz for alisada em menos tempo, de três em três meses, por exemplo. Até lá, hidratação nela!

Fonte: Bolsa de Mulher

Mais detalhado que isso, só se eu fizer um lembrete pra cada uma, ne?! Nãão! Antes que alguém cogite a possibilidade, eu já me nego!

Para solucionar esse problema, você mesma pode anotar na sua agenda quando você “executou cada operação” e assim que concluída, já anota o dia que terá que fazer a próxima. É assim que eu faço!!

Segunda que vem mais detalhes da minha rotina!

10891

10 Comente aqui!:

Refletindo Moda disse...

super dicas, só sou contra essas coisas de alisar o cabelo... creio que cabelo natural é muito mais bonito que aquele liso fake! =**

Consuma com Moderação disse...

Oi linda!!!
Adorei as dicas, eu sou obcecada por cabelos, vivo procurando produtos que os deixem hidratados e bonitos. Em compensação, acabo cuidando a maior parte do tempo em casa, pois não tenho paciência de ir ao salão sempre.
Beijão, boa semana!

coisasdeamiga disse...

Ahh eu preciso começar uma rotina dessas, meus cabelos estão precisando urgent de hidratação! hahah

Beeijos

Emanuelly Guedes disse...

Oie flor,adorei suas dicas!
Principalmente para o meu cabelo,adoroo!
Beijaoooo e obrigada pelo comentario em meu blog!

Lilian Maia disse...

Amigaaaaaaaa eu tbm amo cabelos, cuido muito dos meus...
Essa rotina é bem parecida com a minha, adorei!!!
Bjssssssssss

Lara Lima disse...

uauu esse post ficou super completo,adoreiii as dicas
bjao p/vcs!

viihrs disse...

já tinha lido no bolsa de mulher ... mas li de novo. dicas super válidas! ;D

;*

Regina disse...

Adorei as dicas!
Mas eu corto os meus cabelos a cada 3 meses, nunca que ia conseguir passar a tesoura todo mês! rs

Beijosss

taisribeiro disse...

essas rotinas são bem desgastantes, mas muito compensadoras!

Solteiras e Descoladas disse...

Oi Jéssica

Vamos adorar se indicar o nosso blog... chame suas amigas pra seguir a gente!

Abraços e comente sempre!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...