sexta-feira, agosto 27, 2010

Círculo Cromático Corretivo

Olá meninas,

Tudo bem?

No post Dica de maquiagem: como usar corretivo a leitora Mônica nos deu a dica de fazer um post sobre o círculo cromático.

Não faz idéia do que seja isso? Eu também não fazia, aprendi para ensinar para vocês.

O site Liceu de Maquiagem fez um post bem completo a respeito do assunto:

A teoria das cores, através do círculo cromático, nos ensina a combinar ou neutralizar uma cor com outra. Muita gente já viu esse círculo numa aula de artes plásticas e, para quem não o conhece, saiba que é uma ótima ferramenta para todos os profissionais que trabalham com cor.

Sei que a escolha da cor certa do corretivo é sempre um dos pontos mais críticos da pele. Muita gente acha que o mais claro é o que cobre mais, ou o mais grosso, ou até o mais caro. Sinto-lhes informar que todas acima estão erradas.

A cor certa de corretivo para você ou para a maquiagem que está fazendo é sempre aquela da mesma altura de tom da pele. Ou seja, nem mais claro, nem mais escuro. O que diferencia é que o subtom do corretivo , na maioria das vezes, não é o mesmo que a cor da pele.

Calma, respire. Parece difícil, mas fica fácil com a ajuda da roda das cores. Em teoria, as cores opostas ou complementares se neutralizam se sobrepostas. Ou seja, se você olhar no círculo cromático e escolher uma cor, a cor que está oposta a ela é a cor que a neutraliza. Por isso existe o corretivo colorido, para neutralizar cores intensas na pele como tatuagens, rosáceas, hematomas etc. Um exemplo conhecido é o do corretivo verde que neutraliza os tons vermelhos do rosto, muito usado no caso da rosácea.

Para olheiras e espinhas, não é necessário ir tão longe. Um corretivo na altura do tom de pele vai dar conta do recado. O que você deve observar é que, em geral, os produtos têm subtons mais rosados, alaranjados ou amarelados. O subtom é o ingrediente que vai neutralizar o também subtom da pele, no caso, as olheiras.

Por que não usar a mesma cor da base? Essa é uma pergunta freqüente. As olheiras não são da mesma cor do resto da pele, e por isso merecem uma cor diferente que irá corrigir essa diferença de tons.

Bom, agora vocês sabem a teoria, mas antes de sair aplicando corretivo amarelo em meio mundo, repare que a olheira não é violeta. Ela pode ser violeta avermelhada, o que pede um corretivo mais amarelado (ou seja, que tem mais verde na composição). Ou ela pode ser violeta-azulado, que é o que acontece com a maioria das mulheres,. Como a cor é fria, pede outra quente para neutralizá-la. Ai entram os corretivos cor de pele alaranjados. Esses operam milagres nas olheiras (risos)!!

Lembre-se que para comprar o corretivo certo para você, ele deve ser testado nos olhos, e não na mão ou no rosto.

Entenderam? As cores trabalham a nosso favor, basta um pouquinho de atenção ao círculo cromático…

Já que o assunto é corretivo, minha amiga Nanna Angel deu algumas dicas e trouxe para vocês:

Tipos de corretivos:

  • Corretivo Secativo: Com propriedades anti-sépticas que auxiliam na cicatrização das espinhas.
  • Corretivo facial: Cremoso e fácil de aplicar.
  • Corretivo Liquido: Efeito disfarce óptico. Ótima cobertura.

Como não usamos o corretivo no rosto todo, podemos usar mais de uma tonalidade.

O mais difícil, é como chegar a cor certa. Devemos sempre testar na pele do rosto ( a tonalidade das mãos são diferentes), e assim veremos a cor que se aproxima mais do rosto.

Se tiver pouca olheira, pode até pegar um tom abaixo da sua pele. E procurar testar sempre em luz natural, pra ver o que vai se aproximar mais.

E um detalhe muito importante, aplicar o corretivo DEPOIS da base, pois se aplicarmos antes, a base vai roubar um pouquinho dele, ou até mesmo levá-lo para onde não queremos.

Dicas importantes:

  • Não aplicar com o dedo, sempre com o pincel.
  • Passar um hidratante antes ajuda a aplicar o corretivo. Quanto menos ressecada a pele estiver, menos imperfeições vão aparecer.
  • Sempre aplique um pó finalizador.

beijos01.jpg

0 Comente aqui!:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...