Olá meninas,
Tudo bem?
No post Dica de maquiagem: como usar corretivo a leitora Mônica nos deu a dica de fazer um post sobre o círculo cromático.
Não faz idéia do que seja isso? Eu também não fazia, aprendi para ensinar para vocês.
O site Liceu de Maquiagem fez um post bem completo a respeito do assunto:
A teoria das cores, através do círculo cromático, nos ensina a combinar ou neutralizar uma cor com outra. Muita gente já viu esse círculo numa aula de artes plásticas e, para quem não o conhece, saiba que é uma ótima ferramenta para todos os profissionais que trabalham com cor.
Sei que a escolha da cor certa do corretivo é sempre um dos pontos mais críticos da pele. Muita gente acha que o mais claro é o que cobre mais, ou o mais grosso, ou até o mais caro. Sinto-lhes informar que todas acima estão erradas.
A cor certa de corretivo para você ou para a maquiagem que está fazendo é sempre aquela da mesma altura de tom da pele. Ou seja, nem mais claro, nem mais escuro. O que diferencia é que o subtom do corretivo , na maioria das vezes, não é o mesmo que a cor da pele.
Calma, respire. Parece difícil, mas fica fácil com a ajuda da roda das cores. Em teoria, as cores opostas ou complementares se neutralizam se sobrepostas. Ou seja, se você olhar no círculo cromático e escolher uma cor, a cor que está oposta a ela é a cor que a neutraliza. Por isso existe o corretivo colorido, para neutralizar cores intensas na pele como tatuagens, rosáceas, hematomas etc. Um exemplo conhecido é o do corretivo verde que neutraliza os tons vermelhos do rosto, muito usado no caso da rosácea.
Para olheiras e espinhas, não é necessário ir tão longe. Um corretivo na altura do tom de pele vai dar conta do recado. O que você deve observar é que, em geral, os produtos têm subtons mais rosados, alaranjados ou amarelados. O subtom é o ingrediente que vai neutralizar o também subtom da pele, no caso, as olheiras.
Por que não usar a mesma cor da base? Essa é uma pergunta freqüente. As olheiras não são da mesma cor do resto da pele, e por isso merecem uma cor diferente que irá corrigir essa diferença de tons.
Bom, agora vocês sabem a teoria, mas antes de sair aplicando corretivo amarelo em meio mundo, repare que a olheira não é violeta. Ela pode ser violeta avermelhada, o que pede um corretivo mais amarelado (ou seja, que tem mais verde na composição). Ou ela pode ser violeta-azulado, que é o que acontece com a maioria das mulheres,. Como a cor é fria, pede outra quente para neutralizá-la. Ai entram os corretivos cor de pele alaranjados. Esses operam milagres nas olheiras (risos)!!
Lembre-se que para comprar o corretivo certo para você, ele deve ser testado nos olhos, e não na mão ou no rosto.
Entenderam? As cores trabalham a nosso favor, basta um pouquinho de atenção ao círculo cromático…
Já que o assunto é corretivo, minha amiga Nanna Angel deu algumas dicas e trouxe para vocês:
Tipos de corretivos:
- Corretivo Secativo: Com propriedades anti-sépticas que auxiliam na cicatrização das espinhas.
- Corretivo facial: Cremoso e fácil de aplicar.
- Corretivo Liquido: Efeito disfarce óptico. Ótima cobertura.
Como não usamos o corretivo no rosto todo, podemos usar mais de uma tonalidade.
O mais difícil, é como chegar a cor certa. Devemos sempre testar na pele do rosto ( a tonalidade das mãos são diferentes), e assim veremos a cor que se aproxima mais do rosto.
Se tiver pouca olheira, pode até pegar um tom abaixo da sua pele. E procurar testar sempre em luz natural, pra ver o que vai se aproximar mais.
E um detalhe muito importante, aplicar o corretivo DEPOIS da base, pois se aplicarmos antes, a base vai roubar um pouquinho dele, ou até mesmo levá-lo para onde não queremos.
Dicas importantes:
- Não aplicar com o dedo, sempre com o pincel.
- Passar um hidratante antes ajuda a aplicar o corretivo. Quanto menos ressecada a pele estiver, menos imperfeições vão aparecer.
- Sempre aplique um pó finalizador.
0 Comente aqui!:
Postar um comentário