segunda-feira, fevereiro 08, 2010

O professor carente

Voltar as aulas, reencontrar os amigos e … professores chatos!
Semana passada voltei pra faculdade e uma das minha primeiras aulas foi como melhor professor que já tive até hoje: Roberto Patrus.
Já cursei Filosofia com ele no 1º período, amei e olha que eu era traumatizada e ele já havia nos contado sobre o “professor carente”. Primeiro período é tudo novidade, mas agora, no 3º período, tenho certeza que existem muuuitos “professores carentes”. Olha o texto original:

O professor carente

          Em muitas faculdades, não é raro encontrar um professor carente. Trata-se de um professor de competência técnica, bem titulado, mas de fraca competência pessoal. O professor carente se abate com a falta de audiência em suas aulas. Seu sonho é dar aulas com os alunos a escutá-lo atentamente. Mas os alunos conversam entre si. Telefones celulares, a vibrar discretamente, convidam os alunos a saírem da sala por alguns minutos, para falar com o mundo. Alunos chegam atrasados, outros vão embora mais cedo. E a aula não deslancha. A todo o momento, o professor chama a atenção. Até um momento que não dá mais. Então, ele pára de falar. Espera pelo silêncio. Bate na mesa para chamar a atenção e diz que está querendo “discutir a relação” com os alunos: “Pessoal, assim não dá! Vocês estão dispersos! Será que o problema é a minha didática? O que está acontecendo?” Pela primeira vez, o silêncio invade a sala. Ninguém se atrevia a falar, quando um dos alunos sugeriu ao professor que fizesse a chamada: “Assim, quem está aqui por causa de freqüência vai embora!” O professor acatou a sugestão. “Só desta vez” – pensou.
            Antes de terminar a chamada, muitos alunos já tinham ido embora. Dos cinqüenta alunos da lista, restaram 25 em sala. O professor retomou a aula, mas foi só virar-se para o quadro e mais alunos saíram da sala. Tudo parecia tranqüilo, quando um celular tocou. O professor perdeu a paciência. Havia na sala 13 alunos quando o professor lhes perguntou que tipo de profissional eles queriam ser. “Quando fiz meu Doutorado nos Estados Unidos” - disse o professor – “nós fazíamos greve para a biblioteca abrir no domingo. Aqui, vocês só querem emendar os feriados e, quando tem aula, querem responder chamada e ir embora. Que tipo de profissional vocês querem ser?” E a bronca seguiu apaixonada. Até que um aluno levantou o braço e pediu a palavra. Solidarizou-se com o professor, disse que era difícil mesmo, que os próprios alunos se sentiam prejudicados com a falta de compromisso de alguns alunos, mas... (Parece educado, ao discordar de um professor, concordar primeiro e acrescentar uma conjunção adversativa em seguida!) “...Mas você deveria dizer tudo isso, Professor, para quem saiu da sala, não para quem está aqui”!
            A fala deste aluno revela uma verdade: o professor está reclamando com os alunos errados! Os poucos alunos que ficaram são aqueles de quem o professor não tem tantos motivos para reclamar. Teve necessidade de desabafar o seu desgosto. Apesar de bem titulado para exercer a profissão docente, ele demonstrou não ter competência pessoal, para administrar a sua frustração. Faltou-lhe consciência de que a sua frustração e impaciência são problemas seus, que seus alunos não são obrigados a corresponder a suas expectativas. Não basta a um professor ter domínio técnico do conteúdo da disciplina. É preciso ter maturidade emocional. Sem essa competência, compromete-se um dos pilares da didática: a relação professor-aluno.

(*) Roberto Patrus-Pena é Colunista de Plurale. Filósofo, psicólogo, professor, psicoterapeuta, mestre em Administração, Doutor em Filosofia. Tem 42 anos, é professor da PUC Minas há 20 anos e espera, daqui a dois anos, ter dedicado a metade da sua vida a esta instituição. Email: robertopatrus@pucminas.br
Fonte: Plurale
Aposto como você já teve um professor assim, acertei?! rsrs

3 Comente aqui!:

Anônimo disse...

Adorei o texto, sempre tive professores assim!

Beeijos

Jéssica Louisiana disse...

Oi Thiara

Desde a primeira vez que ouvi essa coisa de "professor carente" fiquei mais observadora e, não tem jeito: a maioria se encaixa nesse perfil, não é?! rsrs

bjuu

Roberto Patrus disse...

Oi, Jéssica,
Surpresa ver meu texto aqui! Obrigado!
Grande abraço!
Roberto Patrus

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...