segunda-feira, agosto 08, 2016

Projeto Rapunzel Loira

Olá meninas!!

Tudo bem?

Como eu falei no ultimo post, um dos motivos para o meu retorno é para que eu possa compartilhar com vocês o meu #ProjetoRapunzelLoira.

Quem é loira sabe a dificuldade de esperar o cabelo crescer, normalmente o cabelo chega sempre no mesmo comprimento e não cresce mais ou perdemos a paciência e cortamos as pontas quebradinhas.

O Projeto Rapunzel tem sido muito comentado na internet e várias histórias de sucesso são postadas. Minha grande dificuldade é achar blogueiras que tenham o cabelo descolorido e tenham conseguido alcançar o cabelão de rapunzel. Como na vida tudo é possível, só basta querer, vamos lá!

O comprimento do meu cabelo no dia 24/07 (ultima foto) era este aqui:

Como o cabelo estava em 24/07/2016

O meu objetivo é chegar na cintura e, para termos uma referência, é onde começa a parte branca da blusa.

O que tenho feito?

Primeira coisa que fiz foi buscar todas as dicas possíveis na internet, ver o que eu já não fazia e começar a aplicar. Vamos lá!

  1. Apenas uma química: quem quer ser loira rapunzel não pode fazer mais de uma química, as luzes. É muito comum que as pessoas façam pelo menos duas (progressiva e luzes, relaxamento e luzes, permanente e luzes…). A cada descoloração o cabelo perde muita massa e vai ficando cada vez mais fraco. Se aguentar os desgates dos produtos descolorantes já exige muito tratamento, imagina ter que aguentar outra química? Coitado do cabelo, né, gente? Por isso, aboli de vez a progressiva!
  2. Cronograma Capilar: este assunto eu nunca tratei aqui, mas prometo que o próximo post será sobre este tema para que vocês entendam em profundidade. Resumidamente, o cronograma capilar é uma agenda de tratamentos que visa repor todas as proteínas e nutrientes que deixam o nosso cabelo saudável. Para isto o processo é dividido em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Existem diversas sequencias diferentes para se adequar as necessidades de cada cabelo, mas a mais comum e o que e tenho feito no meu cabelo é este aqui:images 2
  3. Escolha um shampoo ou kit para crescimento:  shampoo de crescimento é encontrado de todo tipo – feito em casa, de marcas baratinhas, caros, veterinários. Vou fazer um post separado com algumas receitinhas de shampoos de crescimento que encontrei para quem quiser começar e não quer ou não pode comprar um shampoo. Eu optei por um baratinho que vi muitos comentários positivos: Salon Line Explosão de Crescimento.
  4.  Escolha um tônico: o tônico é aplicado diretamente no couro cabeludo e eu li várias pessoas dizendo que o segredo de crescimento do cabelo está aí na raiz dos fios. Escolhi dois baratinhos: um da mesma linha da Salon Line e o Cresce Forte da Capicilin. 
    20160808_204205 
  5. Evite processos térmicos:  tenho certeza que este vai ser o mais difícil para a maioria de vocês. Já pedi para largarem a progressiva, agora largar a chapinha e o babyliss parece muito, mas não é não. Todas nós sabemos quão estressante para é para o cabelo ser submetido a temperatura de 180°C, 200°C, 230°C e como estes processos maltratam o cabelo. Minha sugestão é que vocês aproveitem que o cabelo com volumão está na moda e se joguem. Eu consegui reduzir muuuito o uso destes produtos com um corte de cabelo certo. Meu cabelo não é liso, nem cacheado e esta indefinição é que mais me matava de raiva. Por acidente do destino (caca que eu fiz no cabelo) conheci uma cabeleireira nova que virou oficial: a Ariane do Spazio Floresta. Ela me convenceu a repicar o meu cabelo e usa-lo amassado. Como eu já não aguentava mais a dependência da chapinha para sair na rua e estava vivendo de coque, resolvi arriscar e foi uma das melhores escolhas da minha vida. Se você não consegue eliminar de vez, eu sugiro que adote penteados alternativos para evitar o desgaste térmico em toda lavagem e usa a chapa ou o babyliss só quando for sair ou para o final de semana. Tenta e me conta!
  6. Invista num óleo vegetal: uma das etapas do cronograma capilar é a nutrição, que muitas vezes vem acompanhada da umectação. A umectação é um processo de nutrição dos fios com oléos vegetais. Pode ser qualquer óleo, desde que seja vegetal, não mineral. Eu uso o óleo de coco e passo no cabelo no dia anterior a lavagem de nutrição, durmo (protejo o travesseiro para não melecar tudo) e no dia seguinte lavo o cabelo normalmente. Se você não tiver óleo de coco em casa, pode usar azeite mesmo. Basta aplicar o óleo generosamente do meio para as pontas do cabelo (como se fosse uma máscara, até sentir que todos os fios foram cobertos) e pronto. Depois que você lavar, o cabelo não fica parecendo ‘ensebado’ ou sujo, ao contrario. O óleo vai proteger os fios dos produtos adstringentes do shampoo e seu cabelo vai ficar com muito mais brilho.
  7. Se puder, invista em um suplemento capilar: eu digo ‘se puder’, pois nem sempre estes suplementos são acessíveis. Estou usando o Inneov Nutri Care D há dois meses. Há anos atrás um dermatologista receitou este suplemento para crescimento do cabelo, tomei e lembro de ter gostado do resultado. Como achei ele pela metade do preço numa drogaria aqui em BH, resolvi tomar novamente. O medicamento vence no final de agosto, por isso o preço era 69 reais. Hoje pesquisei e o mais barato que encontrei foi 129,90 BRL. Sei que existem outras opções no mercado como Pantogar, PillFood, Luminus Hair (que fiquei bem tentada a comprar), entre outras. Eu fui a dermatologista sexta passada e ela me pediu diversos exames para verificar se eu não tenho alguma deficiência nutricional antes de partirmos para o suplemento. Muitas vezes falta apenas ferro no seu corpo e com um remedinho bem mais barato e uma mudança na alimentação o problema está resolvido.

Bom, acho que já é suficiente por hoje, né?! Meu desejo para o dia é:

.facebook_1470701974290

Quem quiser me acompanhar nesta jornada pelo cabelão basta usar a #ProjetoRapunzelLoira para que possamos nos ajudar neste longo caminho pelo cabelão!

Um beijo e boa semana para vocês!

Jéssica

1 Comente aqui!:

Erlaine Vilela disse...

E como anda seu projeto?
Conseguiu ficar sem progressiva?
Eu estou na sem progressiva já tem um ano, mas to morrendo de vontade de alisar😢

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...