sábado, dezembro 01, 2018

Ferramentas de autoconhecimento


Olá!!

Tudo bem?

Estou numa fase da vida que estou buscando o desenvolvimento pessoal e profissional máximo. Para isto, o passo inicial é o famoso "conhece-te a ti mesmo".

O que no início era sinônimo de "não sei" em todas as respostas, se tornou um assunto interessante que busco aprender mais e mais a cada dia.

Venho dividir com vocês alguns processos e ferramentas que foram essenciais para o meu desenvolvimento. Espero que seja útil para vocês também!

Coaching

Neste link você pode encontrar um e-book do Instituto Brasileiro de Coaching a respeito do tema. O material é bem explicativo e útil para o possível coachee entender o tema, bem como para aspirantes a coaches.
Para quem já está familiarizado com o método (não tenho certeza que esta é a classificação correta) e gostaria de iniciar o processo, indico a minha coach Márcia Mendonça. Ela é de Jundiaí, fizemos o processo por Skype e meu desenvolvimento foi excelente.

Testes de Personalidade

Existem diversos testes online, mas os que mais deram certo para mim foram:


  • Eneagrama: o meu foi feita pela minha coach, Márcia Mendonça, no início do processo e foi fundamental para que ela me conhecesse melhor e para que eu já na primeira sessão conseguisse reconhecer certos padrões de comportamento e iniciar o processo de autoconhecimento. Existem 9 tipos de personalidades definidas pelo Eneagrama que podem ser resumidamente conhecidas na imagem ao lado também disponível aqui.

  • Teste das 16 personalidades: neste inventário de personalidade, você conseguirá reconhecer comportamentos profissionais e dicas de como se "guiar" o seu temperamento.

  • Test Disc: este foi o útlimo teste que fiz (com um autoconhecimento bem maior) me impressionou na precisão e na indicação de como devo direcionar minha ação.

Análise SWOT pessoal

A análise SWOT é uma ferramenta da gestão estratégica empresarial que visa análisar como a organização está posicionada frente aos concorrentes. Para isto, identifica as Forças/Fraquezas e Oportunidades/Ameaças. O mesmo conceito aplicado ao individuo, ajuda a direcionar o desenvolvimento.
Fonte: Pinterest

Neste link, você encontra um infografico a respeito que esclarece bem como usar a técnica.

Conteúdo Relevante

Sigo as pessoas a seguir e recomendo o conteúdo destas personalidades para desenvolvimento contínuo:
  • YouUP: é a empresa da coach Elzi Campos, cujo conteúdo me ajudou bastante. Ela envia mensagens de reflexao semanalmente via whatapp e faz atendimentos. Tenho uma amiga que foi atendida por ela e adorou.
  • Escolha sua vida: empresa da coach e escritora Paula Abreu que nos ajuda de maneira leve e divertida a enfrentar os desafios cotidianos. Recomendo a assinatura do canal do Youtube.
  • Podcast do Brain Power: o Podcast do André Buric aprofundou o meu interesse em Programação Neurolinguistica com doses diárias de "motivos para a ação". Gostei tanto que comprei o curso.
Bastante coisa para começar, né? Aos poucos 

Que comece a diversão! :)

Um beijo

Jéssica

0 Comente aqui!:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...