Ainda na "pegada" de autoconhecimento, cheguei em um tema que pareceu conversar comigo: me entendeu e me decifrou!
Uma palavrinha simples que explicou muitos sentimentos que eu tinha e não conseguia descrever: multipotencialidade!
O que é?
Aqui vou extrair do site da coach Renata Lapertina :
Você sempre teve medo da pergunta “o que você quer ser quando crescer?” e, até hoje, não conseguiu uma resposta satisfatória para ela? Você gosta de muitas coisas diferentes, muitos assuntos e queria poder fazer mil coisas ao mesmo tempo? Quando você se interessa por um assunto, você vai fundo; mas, depois de um tempo, perde o interesse? Se a sua resposta foi SIM para alguma das perguntas acima, pode ser que você seja uma pessoa multipotencial. A multipotencialidade é um termo usado para se referir a pessoas que gostam e se destacam em mais de uma atividade ou área. A pessoa multipotencial é o oposto de um especialista, aquele que gosta de estudar um determinado assunto a fundo e se especializar nele cada vez mais.
Hoje em dia, o que se espera de nós, como profissionais, é uma especialização. Estudar, trabalhar e desenvolver a carreira em uma área só. Esse é o padrão e o “normal”. Por isso, pessoas com outro tipo de personalidade, cuja mente funciona de forma multipotencial, podem sofrer para se ajustar a esse mercado de trabalho, pois ele exige delas uma forma de comportamento que não vem naturalmente.
Mas por que gostar de muitas coisas diferentes é considerado errado ou “anormal”?
A resposta está em como nossa sociedade está estruturada e nos valores culturais que desenvolveu com o tempo. A Revolução Industrial trouxe a necessidade de pessoas especializadas em realizar certas atividades, para que seus produtos possam ser distribuídos em larga escala. E este modo de trabalho está tão arraigado em nossa sociedade que não conseguimos enxergar que há outras formas e possibilidades de encarar o processo produtivo.
Os 13 sinais que você é multipotencial:
Do mesmo artigo da Renata Lapertina, você pode ver alguns sinais que te ajudarão a entender se você é um multipotencial:1 – Você sente que não consegue terminar nada e sente frustração e fracasso quando pensa nos projetos que ficaram pelo caminho sem ser finalizados.
2 – As pessoas dizem que você precisa se especializar em algo.
3 – Você adora estudar novos assuntos e realizar atividades diferentes.
4 – É curioso, quer saber sobre tudo e está sempre aprendendo.
5 – Por muitas vezes, não consegue ver a conexão entre seus diferentes interesses.
6 – Você já foi muito bom em alguma coisa, mas depois de um tempo, perdeu o interesse por aquilo.
7 – A pergunta “o que você quer ser quando crescer” te atormenta, porque você não consegue pensar em uma resposta exata para ela.
8 – Você nunca está satisfeito e sempre procura “se melhorar”.
9 – Você não consegue escolher uma carreira pois tem medo que seja a escolha errada para você.
10 – Já sentiu que parou de fazer o que estava fazendo pois teve medo de estar “perdendo algo melhor”.
11 – Você nunca se especializa em nada, sente que é sempre o iniciante.
12 – Você é atraído por diversas direções diferentes, por isso sente dificuldade de saber qual a direção correta.
13 – Você sente uma certa fobia de se comprometer (com uma carreira específica, por exemplo).
Sou multipotencial! E aí?
Quando me enquadrei em 90% dos sinais acima, comecei a pesquisar obcessivamente (como uma típica multipotencial) sobre o tema! Encontrei os artigos, sites e contatos abaixo que podem te ajudar a se entender melhor e se aprofundar mais no tema:
Caroline Mazzochin: Coach, mentora e multipotencial!
Nada melhor do que a vivencia para nos entender, né? No site dela você encontra o blog, com artigos bem instrutivos e o Guia para multipotenciais que são muito úteis!
Débora Alcântara: seja um pato!
Parece que o universo direciona para aqueles temas que nos interessam... Apareceu como sugestão no linkedin um artigo da Débora Alcântara sobre multipotencialidade.
Para começar, o pato é multipotencial e um dos animais mais completos da natureza. Um bicho curioso, dotado de uma capacidade de aprender a fazer de tudo um pouco.
Alguns costumam dizer que ser como um pato é ter muitas habilidades, porém, apesar de executá-las com competência, não é capaz de executar nenhuma com perfeição. E é justamente neste ponto julgado de uma maneira depreciativa que enxergo uma capacidade incrível.
Clique aqui para ler integralmente.
Tati Santana no Almanaque SOS:
Neste artigo aqui você vê um resumão do tema.
Até mesmo sua vontade em “viajar o mundo todo” pode resultar em uma ajuda para a escolha de sua carreira. Por que você quer viajar o mundo? Se for curiosidade em novas culturas, você pode ser uma boa antropóloga ou antropólogo. Se for o desejo simples de viajar, pode ser até cozinheiro em cruzeiros.
Aqui você já tem muita coisa para os próximos dias. Nos próximos artigos, vou compartilhar sites que usam para aprender sobre os temas que me interessam e aplicativos que uso para atingir meus objetivos.
Um beijo,
Jéssica