sábado, dezembro 08, 2018

Multipotencialidade

Oie!

Ainda na "pegada" de autoconhecimento, cheguei em um tema que pareceu conversar comigo: me entendeu e me decifrou!

Uma palavrinha simples que explicou muitos sentimentos que eu tinha e não conseguia descrever: multipotencialidade!

O que é?

Aqui vou extrair do site da coach Renata Lapertina :
Você sempre teve medo da pergunta “o que você quer ser quando crescer?” e, até hoje, não conseguiu uma resposta satisfatória para ela? Você gosta de muitas coisas diferentes, muitos assuntos e queria poder fazer mil coisas ao mesmo tempo? Quando você se interessa por um assunto, você vai fundo; mas, depois de um tempo, perde o interesse?  Se a sua resposta foi SIM para alguma das perguntas acima, pode ser que você seja uma pessoa multipotencial. A multipotencialidade é um termo usado para se referir a pessoas que gostam e se destacam em mais de uma atividade ou área. A pessoa multipotencial é o oposto de um especialista, aquele que gosta de estudar um determinado assunto a fundo e se especializar nele cada vez mais. 
Hoje em dia, o que se espera de nós, como profissionais, é uma especialização. Estudar, trabalhar e desenvolver a carreira em uma área só. Esse é o padrão e o “normal”. Por isso, pessoas com outro tipo de personalidade, cuja mente funciona de forma multipotencial, podem sofrer para se ajustar a esse mercado de trabalho, pois ele exige delas uma forma de comportamento que não vem naturalmente. 

Mas por que gostar de muitas coisas diferentes é considerado errado ou “anormal”? 
A resposta está em como nossa sociedade está estruturada e nos valores culturais que desenvolveu com o tempo. A Revolução Industrial trouxe a necessidade de pessoas especializadas em realizar certas atividades, para que seus produtos possam ser distribuídos em larga escala. E este modo de trabalho está tão arraigado em nossa sociedade que não conseguimos enxergar que há outras formas e possibilidades de encarar o processo produtivo.  

Os 13 sinais que você é multipotencial:

Do mesmo artigo da  Renata Lapertina, você pode ver alguns sinais que te ajudarão a entender se você é um multipotencial:

1 – Você sente que não consegue terminar nada e sente frustração e fracasso quando pensa nos projetos que ficaram pelo caminho sem ser finalizados. 

2 – As pessoas dizem que você precisa se especializar em algo. 

3 – Você adora estudar novos assuntos e realizar atividades diferentes. 

4 – É curioso, quer saber sobre tudo e está sempre aprendendo. 

5 – Por muitas vezes, não consegue ver a conexão entre seus diferentes interesses. 

6 – Você já foi muito bom em alguma coisa, mas depois de um tempo, perdeu o interesse por aquilo. 

7 – A pergunta “o que você quer ser quando crescer” te atormenta, porque você não consegue pensar em uma resposta exata para ela. 

8 – Você nunca está satisfeito e sempre procura “se melhorar”. 

9 – Você não consegue escolher uma carreira pois tem medo que seja a escolha errada para você. 

10 – Já sentiu que parou de fazer o que estava fazendo pois teve medo de estar “perdendo algo melhor”. 

11 – Você nunca se especializa em nada, sente que é sempre o iniciante. 

12 – Você é atraído por diversas direções diferentes, por isso sente dificuldade de saber qual a direção correta. 

13 – Você sente uma certa fobia de se comprometer (com uma carreira específica, por exemplo). 

Sou multipotencial! E aí?

Quando me enquadrei em 90% dos sinais acima, comecei a pesquisar obcessivamente (como uma típica multipotencial) sobre o tema! Encontrei os artigos, sites e contatos abaixo que podem te ajudar a se entender melhor e se aprofundar mais no tema:

Caroline Mazzochin: Coach, mentora e multipotencial!

Nada melhor do que a vivencia para nos entender, né? No site dela você encontra o blog, com artigos bem instrutivos e o Guia para multipotenciais que são muito úteis!

Débora Alcântara: seja um pato!

Parece que o universo direciona para aqueles temas que nos interessam... Apareceu como sugestão no linkedin um artigo da Débora Alcântara sobre multipotencialidade. 

Para começar, o pato é multipotencial e um dos animais mais completos da natureza. Um bicho curioso, dotado de uma capacidade de aprender a fazer de tudo um pouco.
Alguns costumam dizer que ser como um pato é ter muitas habilidades, porém, apesar de executá-las com competência, não é capaz de executar nenhuma com perfeição. E é justamente neste ponto julgado de uma maneira depreciativa que enxergo uma capacidade incrível.
Clique aqui para ler integralmente.

Tati Santana no Almanaque SOS:

Neste artigo aqui você vê um resumão do tema.

Até mesmo sua vontade em “viajar o mundo todo” pode resultar em uma ajuda para a escolha de sua carreira. Por que você quer viajar o mundo? Se for curiosidade em novas culturas, você pode ser uma boa antropóloga ou antropólogo. Se for o desejo simples de viajar, pode ser até cozinheiro em cruzeiros.
Aqui você já tem muita coisa para os próximos dias. Nos próximos artigos, vou compartilhar sites que usam para aprender sobre os temas que me interessam e aplicativos que uso para atingir meus objetivos.

Um beijo,
Jéssica

sábado, dezembro 01, 2018

Ferramentas de autoconhecimento


Olá!!

Tudo bem?

Estou numa fase da vida que estou buscando o desenvolvimento pessoal e profissional máximo. Para isto, o passo inicial é o famoso "conhece-te a ti mesmo".

O que no início era sinônimo de "não sei" em todas as respostas, se tornou um assunto interessante que busco aprender mais e mais a cada dia.

Venho dividir com vocês alguns processos e ferramentas que foram essenciais para o meu desenvolvimento. Espero que seja útil para vocês também!

Coaching

Neste link você pode encontrar um e-book do Instituto Brasileiro de Coaching a respeito do tema. O material é bem explicativo e útil para o possível coachee entender o tema, bem como para aspirantes a coaches.
Para quem já está familiarizado com o método (não tenho certeza que esta é a classificação correta) e gostaria de iniciar o processo, indico a minha coach Márcia Mendonça. Ela é de Jundiaí, fizemos o processo por Skype e meu desenvolvimento foi excelente.

Testes de Personalidade

Existem diversos testes online, mas os que mais deram certo para mim foram:


  • Eneagrama: o meu foi feita pela minha coach, Márcia Mendonça, no início do processo e foi fundamental para que ela me conhecesse melhor e para que eu já na primeira sessão conseguisse reconhecer certos padrões de comportamento e iniciar o processo de autoconhecimento. Existem 9 tipos de personalidades definidas pelo Eneagrama que podem ser resumidamente conhecidas na imagem ao lado também disponível aqui.

  • Teste das 16 personalidades: neste inventário de personalidade, você conseguirá reconhecer comportamentos profissionais e dicas de como se "guiar" o seu temperamento.

  • Test Disc: este foi o útlimo teste que fiz (com um autoconhecimento bem maior) me impressionou na precisão e na indicação de como devo direcionar minha ação.

Análise SWOT pessoal

A análise SWOT é uma ferramenta da gestão estratégica empresarial que visa análisar como a organização está posicionada frente aos concorrentes. Para isto, identifica as Forças/Fraquezas e Oportunidades/Ameaças. O mesmo conceito aplicado ao individuo, ajuda a direcionar o desenvolvimento.
Fonte: Pinterest

Neste link, você encontra um infografico a respeito que esclarece bem como usar a técnica.

Conteúdo Relevante

Sigo as pessoas a seguir e recomendo o conteúdo destas personalidades para desenvolvimento contínuo:
  • YouUP: é a empresa da coach Elzi Campos, cujo conteúdo me ajudou bastante. Ela envia mensagens de reflexao semanalmente via whatapp e faz atendimentos. Tenho uma amiga que foi atendida por ela e adorou.
  • Escolha sua vida: empresa da coach e escritora Paula Abreu que nos ajuda de maneira leve e divertida a enfrentar os desafios cotidianos. Recomendo a assinatura do canal do Youtube.
  • Podcast do Brain Power: o Podcast do André Buric aprofundou o meu interesse em Programação Neurolinguistica com doses diárias de "motivos para a ação". Gostei tanto que comprei o curso.
Bastante coisa para começar, né? Aos poucos 

Que comece a diversão! :)

Um beijo

Jéssica

terça-feira, novembro 20, 2018

Tax Free: recebendo os impostos de volta


Oie!

Voltando no tema viagens, um assunto que poucas pessoas conhecem e eu conheci na prática apenas este ano é o Tax Free. Não são todos os destinos que oferecem, mas pode ser uma economiazinha inesperada.

O que é?

Tax Free é um processo para solicitação de reembolso de impostos pagos em um país que você não reside. Uma explicação que li em um blog (infelizmente não achei a fonte mais) é uma maneira que o governo do país no qual você está comprando te devolve o dinheiro pago pelos impostos, já que você não usufrui dos benefícios.

Como funciona?

Posso compartilhar um pouco da minha experiência em compras que fiz na Europa.


  1. Veja se o estabelecimento faz parte da "rede" de Tax Free e pergunte qual o valor mínimo a ser comprado e qual o procedimento para receber o reembolso: Eu comprei na Galeries Lafayette em Paris e, como o valor mínimo era superior ao que eu pretendia comprar, fiz um acordo com uma companheira de viagem e compramos na mesma nota os itens que nos interessavam.
  2. Após a compra, fui direcionada para um departamento de registro de Tax Free: coletaram diversos dados pessoais e escolhi o método de reembolso. A principio, achei que receberia alí,, mas não. Após o cadastro, recebi um documento que deveria ser despachado no aeroporto.
  3. No aeroporto, você deverá solicitar um carimbo das autoridades locais antes de lacrar a carta. 
  4. Para envio do documento precisaria de selos. Selos são vinculados ao país de saída da correspondência. Assim, anota aí esta regra de ouro: compre o selo antes de ir para o aeroporto e aguarde o carimbo para lacrar o envelope.
Aqui preciso destacar alguns cuidados que teriam sido muito úteis! Eu entrei na Europa pela Itália e sairia pela Alemanha. Para envio do documento precisaria de selos. Selos são vinculados ao país de saída da correspondência. Eu não tinha selos para despachar a carta da Alemanha e trouxe para o Brasil.

Ainda que eu tenha trazido para o Brasil, enviei pelos Correios com rastreio para Paris, contatei a Galeries Lafayette e pouco depois recebi o reembolso no meu cartão (como eu havia solicitado no cadastro inicial).

Resumindo

É um processo simples que, com os cuidados destacados acima, te trarão um pouquinho de dinheiro de volta! : ) 

sexta-feira, março 30, 2018

Aplicativos úteis para organização de viagens

Oi gente!!

Para organizar minhas viagens, sempre uso alguns aplicativos que me ajudam muito e gostaria de dividir com vocês.
Lembrando que o sistema operacional do meu aparelho é Android, mas a maior parte destes app costumar estar disponíveis nas principais plataformas.
Basta clicar no nome do aplicativo para ser direcionado para a página de download ou instruções de uso:

Melhores Destinos: aplicativo de um dos sites de turismo mais relevantes do país que envia em primeira mão as melhores promoções de passagens aéreas nacionais e internacionais!

Airbnb: nesta plataforma você pode alugar quartos ou até apartmentos/casas inteiras de maneira confiável. O site intermedia o processo de reserva e já inclui até o valor pela limpeza. Já tive experiências no Brasil, na Espanha e na Europa. 2 boas e 1 ruim. Nem sempre será a opção mais barata, mas vale checar.

Google Trips: novo aplicativo do Google que reconhece as reservas de viagens que você recebe por email, lista os principais pontos turísticos do destino, permite que você selecione os favoritos (inclusive com possibilidade de salvar o conteúdo offline) e criar roteiros diários.

Pocket: a função deste aplicativo vai além do uso em viagens. Serve para armazenamento offline de conteudo. 

Google Maps offline: Se você for para um lugar com Internet lenta, onde os dados móveis são caros ou não há conexão, você pode salvar um mapa do Google Maps no seu smartphone ou tablet e use-o quando estiver off-line. É bem útil para se localizar e saber se está se direcionando para o lugar desejado.

Quanto custa viajar: neste portal você pode estimar quanto custará a viagem para determinado destino. Ele calcula o preço médio de alimentação, hospedagem e passagem.
Se você não souber para onde ir e tiver apenas o orçamento para o viajar, você também pode usar o Quanto Custa Viajar para que ele sugira os destinos na opção Para onde viajar?. Não é fantástico?!

Melhor cambio: quer saber qual a melhor cotação antes de comprar moeda? Achou! Neste site você escolhe a moeda, a cidade de compra, verifica a cotação em diversas casas e até iniciar um leilão na cotação que você desejar. Se alguma casa de câmbio aceitar  a sua proposta, você pode economizar ainda mais.

Quando viajar: este portal é uma ferramenta do site Viajanet no qual você seleciona a origem e o destino e ele estima os valores das passagens aéreas. Assim, caso você não tenha a data definida, pode ter uma ideia de quais são as melhores datas para economizar.

sexta-feira, março 23, 2018

Europa: Roma à Berlim em 13 dias

Mais uma viagem!

Desta vez, o roteiro começava em Paris e terminava em Berlim, com duração de 11 dias:


Mais uma vez deixei a organização das férias para a última hora e escolhi este roteiro terrestre fechado com uma agência.
Quando fui fechar a passagem, a opção com a Alitália era a melhor e, se é Alitália, por que não escolher uma opção com um stopover (não sabe o que é isso, veja o artigo do Melhores Destinos e entenda)?

Incluindo uma parada em Roma, o roteiro ficou praticamente o mesmo preço do voo com conexão em Roma e destino Paris. Por isso, adicionei  a permanência de 2 dias em Roma.

Dia 1 - 09/03 - Roma

O nosso voo chegou em Roma às 07:15 e começamos a buscar uma alternativa de transporte para o centro de Roma.

O Uber mostrava que só tínhamos a categoria Black disponível por 68 euros, saímos do aeroporto. Na saída, uma pessoa que dizia ser de cooperativa de táxi nos chamou e, como achei que ele ia nos levar a um balcão de informações, o seguimos. Ele nos levou ao estacionamento do aeroporto, mostrou uma carro sem identificação e disse que cobraria cerca de 65 euros. Como achei a situação muito suspeita, buscamos o bilhete de trem da Trenintalia.

O valor pago foi de 14 euros por pessoa e nos deslocamos por cerca de 1 hora com muito conforto. Chegando na estação Termini, saímos da plataforma e bem em frente (do outro lado da rua) no informamos sobre qual ônibus e plataforma devíamos tomar. Compramos o bilhete (não tem pagamento dentro do ônibus) por 1.50 euros por pessoa, descemos no ponto indicado e fomos para o hotel Piccolo Trevi Suites.

O melhor roteiro que encontrei para 2 dias em Roma foi no Roma pra Você e para o primeiro dia os pontos visitados foram a Fontana di Trevi, Piazza Colonna e Via del Corso, Piazza Venezia, Coliseu, Foro Romano e Palatino.


Perto da Piazza Venezia encontramos uma lojinha com itens criativos bem legal e com bom preço: Tiger. Recomendo a visita.

Dia 2 - 10/03 - Roma

O segundo dia o caminho foi em direção ao Vaticano. Saimos da Fontana Di Trevi, passamos pelo Pantheon e tomamos café no La Casa Del Caffè Tazza D'oro (Via degli Orfani, 84). O estabelecimento estava com boa classificação no Trip Advisor e o preço realmente foi bom. Passmos pela Piazza Navona e seguimos em direção ao Vaticano. No caminho, comemos um Tiramisú de Pistache maravilhoso (infelizmente não lembro o nome da loja).

Chegamos a Praça e Basílica de São Pedro no Vaticano. Tinha uma fila enoooorme e acreditávamos que ali era a entrada para o Museu do Vaticano e Capela Sistina. Cerca de 15 minutos depois passamos pelos detectores, entramos e descobrimos que ali poderíamos ver a cúpula da igreja, mas a Capela Sistina era longe de onde estávamos e, como era domingo, estava prestes a fechar! =(
Assim, minha recomendação é que comecem por lá e depois vão para a Basílica de São Pedro.

Dia 3 - 11/03 - Chegada em Paris

Saímos de Roma às 08:00 e chegamos em Paris às 10:10. Como o roteiro contratado com a agência (Lusanova) começava aqui, só tínhamos que pegar a mala e começar a relaxar. O traslado já estava nos esperando e fomos para o Novotel do lado do centro de exposições da cidade. Como ainda era cedo e só tinhamos programação para a noite, pegamos o mapa da cidade e fomos de metrô até a Torre Eiffel.

A estação de metrô é atrás dela e existiam muitos tapumes para uma obra que acontecia lá. De cara já fomos assediadas por pessoas solicitando assinaturas para algo, mas como já tinha lido que era golpe, não demos atenção e seguimos até o Campo de Marte, onde tiramos fotos lindas!!

Eu diversos blogs sobre subir ou não a Torre e chegamos a conclusão que não era algo essencial. Por isso não subimos! Recomendo uma busca rápida no google para tomar sua decisão. Se não engano, para subir até o segundo andar, o valor era €13 por pessoa.

Ás 20 horas visemos a visita a Paris Iluminada. A torre fica ainda mais linda a noite!

Voltamos para o hotel e fomos dormir.

Dia 4 - 12/03 – Paris

Acordamos, tomamos café no hotel e seguimos para o city tour passando pela Campos Elísios, Praça da Concórdia, Arco do Triunfo, Opera, Bairro Latino, Sorbonne, Panteão, Inválidos, Escola Militar, Campo de Marte etc. Se não tiver um roteiro pré estabelecido, o Ideias na Mala oferece algumas opções de visita para 2 dias de permanência.

Como tínhamos a tarde livre, caminhamos pela rua Rivoli, pela avenida Champs Elysees, comemos macarron na Ladurée da Champs Elysees (75 Av. des Champs-Élysées, 75). Pagamos € 2,10 por cada.

Todas as nossas refeições foram rápidas, mas a leitura de Como Pedir nos restaurantes Franceses do Conexão Paris é essencial para não se perder.

No Vem Comigo, vocês podem encontrar dicas do que experimentar na culinária francesa. Clique aqui para acessar o artigo a respeito.

Se a intenção for comprar, recomendo a leitura desse artigo do A vida Francesa. Para presentes, o Viajar é demais deu várias dicas aqui.

Dia 5- 13/03 – Paris

Tínhamos este dia livre, mas podendo contratar a visita ao Palácio de Versalhes. Nem pestanejamos e fomos. Que lugar extasiante! A grade do palácio coberta de ouro já tira o fôlego e nos faz entender como o povo se revoltou à epóca.
A guia local nos indicou a série Versailes (disponível no Netflix). Comecei a assistir e já viciei!



A tarde, o ônibus nos deixou na Rua Rivolí, atrás do Louvre. Aproveitamos para fazer a clássica foto na pirâmide invertida que fica dentro de um centro comercial ao lado do Louvre. Procure por 10 Place du Carrousel para encontrá-la. Almoçamos neste lugar e como o serviço é quase self service, se o idima estiver sendo um problema, poder ser uma alternativa interessante.

Dia 6 - 14/03 - Paris / Calais / Dover / Londres

Tomamos café da manhã e saímos em direção ao porto de Calais para embarque em ferry com destino a Dover atravessando o Canal da Mancha. Passaríamos pelo processo de imigração de saída da França e entrada no Reino Unido. Nossa guia nos deu mil instruções e de certa forma até nos deixou apreensivos, mas o processo foi tranquilo.

A saída do nosso ferry estava agendada, mas foi adiada. Saímos cerca de 14 horas e a guia nos recomendou comer Fish and Chips no barco. O pedaço de peixe é enooorme e muita gente reclamou de estar bem gorduroso, mas eu gostei. Se quiser mais dicas do que comer, o Viajar é Demais escreveu este artigo aqui.

Chegamos a Dover e seguimos em ônibus até Londres. Ficamos hospedados na Ilha dos Cachorros e para ir ao centro, escolhemos nos deslocar usando o River Bus. Pagamos £13 por pessoa para o bilhete com direito a retorno. Se quiser, dá para comprar antecipadamente pelo site.


Dia 7 - 15/03 – Londres

Tomamos café da manhã no hotel e saímos para visita panorâmica da cidade: o Parlamento, o Big Ben (que estava em reforma e permanecerá por 4 anos), a Abadia de Westminster, Trafalgar Square, Picadilly Circus, Regent Street e o Palácio de Buckingham. Não vimos o render da guarda, pois havia acontecido no dia anterior e hoje têm acontecido em dias alternados.

A tarde, caminhamos por perto do Big Ben, tomamos o metrô (pagamos com cartão de crédito) e descemos dentro de um shopping. Aproveitamos para bater perna e almoçar. Duas dicas:

  • Boot's: na entrada do shopping encontramos esta farmácia e conseguimos comprar bastante coisa em conta. Tinha promoção de compras de 3 produtos de cabelo pagando apenas 2, muito produto travel size e clinique com preço bom.
  • Protein Haus: se estiver com saudade de comer um arrozinho com frango e brócolis, recomendo este lugar. Aliás, recomendo de qualquer maneira! Você escolhe as marmitinhas, o suco (recomendo a limonada com pimenta Caiena), paga e leva para o hotel. Como eu queria um lugar assim no Brasil! Pagamos cerca de £6 libras por marmita e ficamos super satisfeitas.

Dia 8 - 16/03 - Londres / Folkestone / Calais / Bruges / Amsterdã

Fim da permanência em Londres. Após o café, saímos em direção a Folkestone para a travessia do Canal da Mancha no trem “Le Shuttle” pelo Eurotúnel (o segundo maior túnel submarino do mundo). Eu estava ansiosa por esta parte da viagem, mas fui frustrada. O trem é de carga e ficamos dentro de um container durante a travessia. Ou seja, não teve emoção nenhuma.

Chegada a Calais e continuação da viagem por estrada até Bruges, na Bélgica. Que cidade encantadora! A parada era rápida, mas não imaginávamos que ia passar tão rápido assim. Mal tivemos tempo para almoçar e já partimos. Comemos uma carne de vaca, cozida na cerveja e acompanhado c por batatas fritas. Para acompanhar, apesar de não tomar cerveja, pedi uma Leffe Ruby. Gostei muito!! Tinha muita comida, então vale a pena conferir se um não é suficiente para duas pessoas.

Continuamos o deslocamento e chegada a Amsterdã. Existia possibilidade de neve, mas até aqui, não vimos nada, apesar de a previsão do tempo no celular ter mostrado neve ligeira e eu não vi nada pela janela.

Dia 9 - 17/03 – Amsterdã

Tomamos café da manhã no hotel e finalmente NEVE!!! Bem levinha, mas conseguimos ver! \o/
Saímos para visita panorâmica com início no moinho de Rembrandt e seguindo pela Praça dos Museus, pelo Grande Canal Amstel, Praça Damm, Estação Central, pelo Bairro Judeu até o Mercado das flores.

O Mapa na Mão escreveu um roteiro para 2 dias em Amsterdã e recomendo a leitura.

Achamos que era apenas a primeira loja e acabamos perdendo tempo. Quem quiser, já pode experimentar o "Brisulito" de Canabis por €1. Fiquei tentada, mas temi ficar lerdinha! kkkkk Algumas pessoas do tour experimentaram e disseram que tem gosto de capim e efeito zero!

A tarde visitamos uma fazenda produtora de queijos, visitamos a ilha de Marken (até a vegetação perto do lago estava congelada) e depois navegamos pelos canais de Amsterdã.

Dia 10 - 18/03 - Amsterdã / Boppard / Cruzeiro Reno / st. Goar / Frankfurt

Tomamos café da manhã e partimos em direção a Boppard para embarque num cruzeiro pelo Rio Reno até a cidade de st. Goar. Logo que entramos na Alemanha, pegamos uma tempestade de NEVE!! Que coisa mais linda!

Chegamos ao porto e o barco era confortável, quentinho e almoçamos lá. Pedimos um Shinitzel, mas estava com cara de requentado... Durante o almoço, admiramos as contruções com arquitetura bem típica alemã ao redor.
Ao final do percurso, retornamos ao ônibus e continuamos a viagem até Frankfurt para visitar a Praça Rommer. Estava gelado!! Como era domingo, o comércio estava quase todo fechado e logo voltamos para o ônibus.

Dia 11 - 19/03 - Frankfurt / Erfurt / Berlim

Em Frankfurt passamos apenas a noite. Na manhã seguinte, tomamos café da manhã e saímos para Erfurt. Foi nesta cidadezinha medieval, que Lutero estudou filosofia. Conhecemos o centro da cidade, almoçamos e aproveitamos para comprar algumas coisas na farmácia Rossman.

Para compras, eu já tinha lido o artigo do Simplesmente Berlim e  sabia que Rossman era uma das boas opções. A nossa guia indicou a compra de produtos Nivea (que é alemã).

Continuação até Berlim. Chegado ao hotel e hospedagem.

Dia 12 – 20/03 – Berlim

Café da manhã no hotel e em horário oportuno, saída para uma visita panorâmica destacando a Porta de Bradenburgo, o Reichstag (sede do Parlamento alemão), a Igreja memorial Kaiser, a Alexander Platz, o Muro de Berlim, entre outras atrações.


A tarde, optamos pela visita ao campo de concentração Sachsenhausen. Estive ansiosa por esta visita a viagem inteira. O que é importante saber (e eu não sabia) é que campo de concentração nem sempre será um campo de extermínio. Este é um exemplo. Lá podemos ter uma dimensão de como era a vida dos prisioneiros, mas você não verá os  conhecidos chuveiros/câmaras de gás.
A vista nos faz refletir até mesmo para as atitudes extremistas dos dias atuais que tem potencial para caminhos sombrios como o dos nazistas. Vale a visita e reflexão!

A nossa visita foi muito rápida. Para um roteiro mais elaborado, recomendo a leitura do post do Casal 20. Pelo que percebi, eles passaram por vários lugares que eu também passei e foi importante para o planejamento da minha viagem.

Para compras, eu li o artigo do Pequena na Viagem, mas acabei não tendo tempo para comprar e me restringi ao mercado.

Dia 13 - 21/03 – Saída de Berlim

Último dia de viagem. Saímos de Berlim às 12:45 e a chegamos em Roma às 14:55. Como a conexão era de 7:50hrs, tínhamos a intenção de sair do aeroporto e visitar a Capela Cistina em Roma. Como o tempo ia ficar apertado, desistimos. Fizemos algumas compras no free shop, mas poucas pois os preços estavam bem elevados. Recomendo o free shop de ida!

Embarcamos às 22:05 novamente e chegamos em São Paulo às 06:25.

Fim desta viagem e inicio dos planos para as próximas!!!

Um beijo

Jéssica
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...